Motociclista: confira dicas de segurança sobre duas rodas que preparamos para você

Em comemoração ao Dia do Motociclista, listamos 08 dicas de segurança na hora de pilotar! Confira!
Dicas de Segurança para Motociclistas

Dia 27 de julho é comemorado o Dia do Motociclista, que não é apenas quem pilota uma moto, mas aquele que ama a experiência sobre duas rodas. Seja na prática de algum esporte ou no dia a dia sendo usada como meio de transporte, uma coisa é certa: a moto conquistou o coração do brasileiro e o espaço nas ruas, seja nos grandes centros ou no interior.

Mas, além de celebrarmos a data festiva para quem ama esse “estilo de vida”, é importante reforçarmos algumas dicas de segurança para que você volte pra casa apenas com boas histórias. 

As medidas de prevenção, a prática de uma pilotagem defensiva e o uso dos equipamentos de segurança são de extrema importância para quem pilota. Neste post elencamos 8 dicas de segurança para motociclistas. Confira!

1 – Conhecer a sua moto

Cada modelo de motocicleta tem suas particularidades, algumas atingem maiores velocidades, umas são mais pesadas e outras mais leves. Além do mais, existem especificidades que só vêm no manual. Conhecer o veículo permite um manuseio melhor. Portanto, estude a motocicleta e aprenda sobre os seus detalhes.

2 – Moto em dia

Para que a direção da motocicleta seja feita com segurança, é preciso conferir a calibragem dos pneus, se a corrente de relação está apertada ou frouxa demais e se o sistema elétrico, os freios e o combustível estão em perfeitas condições.

Os retrovisores também são peças chaves da direção defensiva e devem estar adequados às normas de trânsito. Por isso, é recomendado fazer revisão periódica, checar os óleos e freios de tempos em tempos ou a cada quantidade determinada de quilômetros rodados.

3 – Capacete e outros acessórios

O uso do capacete não é apenas uma dica de segurança, mas uma obrigatoriedade do ponto de vista legal. Motociclistas e garupas sem capacete podem receber multas. Além de deixar vulnerável a região craniana, o rosto e o maxilar em caso de queda.

Os capacetes devem estar dentro da validade e ter o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), pois essa certificação garante a sua eficácia nos choques mais bruscos. O do tipo “coquinho” não é permitido nesse caso, pois não protege a nuca. Além disso, é importante usar calças e jaquetas resistentes, calçados reforçados e luvas, preferencialmente de couro.

4 – Atenção aos cruzamentos

Diante de um cruzamento, deve-se diminuir a velocidade e ficar atento a todos os veículos e à sinalização. Os cruzamentos são grandes pontos de acidentes, muitas vezes, porque os motoristas esquecem a sinalização, não diminuem a velocidade e não olham em todas as direções. Por isso, é de extrema importância manter atenção a esses pontos.

5 – Ter cuidado ao frear

O momento da frenagem requer atenção redobrada. Se estiver em alta velocidade e frear bruscamente, sua moto pode não conseguir manter a estabilidade. É importante também ter atenção ao limite de velocidade e não ultrapassá-lo.

Manter uma distância segura salva vidas e previne graves acidentes. Se o condutor está “colado” em um veículo e ele freia diante de um obstáculo ou imprevisto, corre o risco de, mesmo freando, chocar-se com ele. Essa possibilidade aumenta em altas velocidades. Portanto, quanto maior a velocidade, maior deve ser a distância do veículo à frente.

6 – Manter-se visível

Como a posição do motociclista é de vulnerabilidade, é preciso manter-se sempre visível e procurar evitar os pontos cegos dos carros. Também é importante deixar os faróis ligados durante o dia e à noite. Uma dica é usar roupas claras ou chamativas para ser visto até pelos motoristas mais distraídos.

7 – Manobras seguras

A ultrapassagem deve ser feita apenas pela esquerda. Procure visualizar todos os veículos que estão à sua frente e respeitar a sinalização. Aumente a distância e diminua a velocidade, em casos de manobras e ultrapassagens. Você só deve ultrapassar após ter certeza de que foi visto pelo motorista da frente.

8 – Atenção à sinalização

Motociclistas devem seguir as mesmas leis de trânsito que todos os outros veículos, ou seja, parar quando o semáforo estiver vermelho, obedecer às placas, observar as preferências, só ultrapassar pela esquerda, entre outras.

Se infringir as leis, poderá ser multado por colocar a sua segurança e a de outras pessoas em risco. O estudo Segurança nas Rodovias Federais, publicado pelo Ministério dos Transportes em 2018, afirma que 53,7% dos acidentes são ocasionados por imprudência ou negligência humana, seja por desrespeito às leis ou por falta de atenção. Então, nada melhor do que atuar com responsabilidade para melhorar esses índices!

Fonte: Meu Porto Seguro

Oferecemos um atendimento exclusivo, soluções inovadoras e competitivas no mercado segurador e no gerenciamento de riscos, com agilidade e segurança.

Informações

Inicie uma conversa!
Fale conosco!
Olá!
Como podemos ajudar?